Funcionamento: 7h00 - 19h30
WhatsApp: (11) 96634-9046
Funcionamento: 7h00 - 19h30
WhatsApp: (11) 96634-9046

LISTA DE EXAMES PARA UMA AVALIAÇÃO FÍSICA GLOBAL


SUA SAÚDE ORIENTADA POR MÉDICOS FISIOLOGISTAS DO ESPORTE

EXAMES


quadro de avaliações médicas e medicina esportiva

Em qualquer momento, entre em contato para esclarecer suas dúvidas ou agendar sua avaliação, através do telefone (11) 3052.0602 ou do atendimento via web.

  • AVALIAÇÃO MÉDICA

    O QUE É?

    Todas as avaliações iniciam-se com o preenchimento de um questionário médico abrangente, que será analisado pelo médico fisiologista do esporte, seguido do exame físico completo.

    A partir dessa análise inicial, e da avaliação dos exames complementares, serão definidas as orientações, tanto no aspecto de saúde em geral, como nos aspectos voltados à performance.

    Periodicamente poderão ser necessários pequenos ajustes nessa rotina, por isso a importância dos retornos para monitoramento evolutivo e orientações.

    OBS: As imagens disponibilizadas via internet só têm efeito para diagnóstico se forem avaliadas em monitor de alta definição ou documentadas em impressora dedicada de alta resolução.

  • ELETROCARDIOGRAMA (ECG)

    O QUE É?

    O eletrocardiograma é um exame não invasivo, que registra a atividade elétrica do músculo cardíaco ao longo de um período. Através do registro de ECG pode-se analisar o ritmo cardíaco, o funcionamento do sistema de condução e suas eventuais alterações, detectar eventuais sobrecargas das cavidades cardíacas e avaliar áreas de ausência de atividade elétrica

    O exame é de realização simples e rápida, utilizando-se eletrodos sobre pontos determinados do tórax que farão a leitura dos sinais que serão gravados em gráficos para serem posteriormente avaliados.

    PREPARO E ORIENTAÇÕES

    Este exame não necessita preparo prévio.
    • No dia do exame você não poderá usar desodorante, talco ou creme na região do tórax e axilas.

    • Para que a qualidade da avaliação seja adequada, a pele onde serão colocados os eletrodos terá que ser preparada através de uma limpeza com gaze, álcool e uma lixa muito fina (em homens poderá ser necessária a retirada de pelos no local).

    • Você receberá um questionário sobre doenças e medicações em uso antes do dia da realização do exame. É importante que ele seja devolvido o mais breve possível (por fax ou e-mail), pois algumas medicações interferem nos resultados do teste. Esse questionário será avaliado pelo médico cardiologista que realizará seu exame e, caso haja necessidade de suspensão de alguma medicação para a realização do exame, seu médico assistente será contatado para que, em conjunto, analisem essa possibilidade.

    • Pedimos a gentileza de trazer o pedido médico e todos os exames cardiológicos realizados nos últimos dois anos. Seu exame será entregue no local de sua escolha, até quatro dias úteis, salvo quando houver necessidade de uma avaliação mais ampla, que dependa de um conjunto de profissionais. As imagens de seu exame e o respectivo laudo estarão disponíveis em nosso site no mesmo prazo. Para acessá-los serão fornecidos número de usuário e senha pessoal no dia da realização dos mesmos.

    • Os resultados dos seus exames, disponibilizados na web, permitem que o seu médico tenha acesso às imagens e à análise diagnóstica a qualquer momento, auxiliando-o na condução de seu caso.

    OBS: As imagens disponibilizadas via internet só têm efeito para diagnóstico se forem avaliadas em monitor de alta definição ou documentadas em impressora dedicada de alta resolução.

  • ECOCARDIOGRAMA COM ESFORÇO FÍSICO

    O QUE É?

    A ecocardiografia ou ecocardiograma sob estresse físico é um exame de ultrassom do coração que possibilita visualizar a contração do coração em repouso e após teste de esforço máximo, realizado em esteira ou bicicleta ergométrica. Inicialmente, é realizado um ecocardiograma convencional em repouso. A seguir, é feito o teste ergométrico que é interrompido quando o indivíduo atinge o esforço máximo ou há indicação médica para a interrupção do mesmo. Imediatamente, realiza-se outro ecocardiograma em repouso para se avaliar a contratilidade global e segmentar do músculo cardíaco.

    PREPARO E ORIENTAÇÕES

    – Após o banho, no dia do exame, não utilizar cremes, pomadas ou gel;

    – Não fumar 2 horas antes e 1 hora após o exame;

    – Dieta normal 2 horas antes ou dieta leve 1 h antes do exame (o paciente não deve fazer o exame em jejum);

    – A suspensão de medicação em uso fica a critério do médico assistente e na dependência dos objetivos do exame. Quando se objetiva o diagnóstico de doença arterial coronária, caso seja possível, a recomendação é realizar o exame sem os remédios que possam mascarar as manifestações isquêmicas, como betabloqueadores, inibidores dos canais de cálcio e vasodilatadores coronarianos;

    – Recomenda-se não realizar a Ecocardiografia sob Estresse Físico no mesmo dia da Endoscopia Digestiva e/ou Colonoscopia;

    – Recomenda-se ao paciente que venha vestido com roupa confortável (agasalho/tênis).

    OBS: As imagens disponibilizadas via internet só têm efeito para diagnóstico se forem avaliadas em monitor de alta definição ou documentadas em impressora dedicada de alta resolução.

  • TESTE DE FUNÇÃO CARDIOPULMONAR

    O QUE É?

    O teste de função cardiopulmonar é um exame não invasivo, utilizado como parte da avaliação médica para prescrição de treinamento físico, condicionamento físico, reabilitação e diagnóstico de afecções do sistema cardíaco, pulmonar e muscular.

    Como é realizado o exame

    O exame poderá ser realizado na esteira, bicicleta estacionária ou em sua própria bicicleta, que deverá ser trazida no dia do exame. Ao optar realizar o exame com sua própria bicicleta, ela será acoplada a um suporte (rolo), que apoia e controla a resistência de rotação da roda traseira.

    O teste é realizado aplicando-se um exercício físico progressivo até que você fique muito cansado. Antes, durante e após este exercício, haverá acompanhamento contínuo e registro do eletrocardiograma, da pressão arterial, batimentos cardíacos e eventuais sintomas. É natural que durante o teste você tenha a sensação de cansaço e que ocorra a aceleração da respiração e batimentos cardíacos.

    Para que se possa ter uma boa qualidade do eletrocardiograma, a pele do tórax onde serão colocados os eletrodos deve ser preparada através de uma limpeza com gaze, álcool e uma lixa muito fina (nos homens pode ser necessária a retirada de pelos no local). Por estes motivos você não deverá tomar sol nessa região nos cinco dias que se seguem à realização do exame, para evitar queimaduras na pele.

    O teste de função cardiopulmonar será executado e acompanhado por um médico Fisiologista do esporte com grande experiência nesta área. O exame será interrompido sempre que o médico julgar necessário por alterações clínicas, nível de cansaço, dos batimentos cardíacos ou da pressão arterial, mas também por solicitação do paciente, lembrando que, neste caso, a interrupção precoce do exame pode não fornecer as informações desejadas pelo médico solicitante.

    Após o fim do exercício, a avaliação médica se estenderá por alguns minutos até o retorno às condições pré-teste. A duração total do exame é de cerca de 30 minutos. A probabilidade de alguma complicação cardíaca grave durante o teste é extremamente rara, porém não é nula. Nosso serviço possui todos os recursos disponíveis (equipamentos e médicos) para atuar de forma eficiente em qualquer eventualidade ou emergência. Os pacientes com idade menor que 18 anos somente poderão realizar o exame se estiverem acompanhados por pessoa maior responsável legal.

    Preparo e orientações

    · O exame não poderá ser realizado durante: estado febril ou gripe, infecções agudas, enxaqueca, período menstrual, diarreia, gestação ou problemas de coluna (dores) que impeçam caminhada rápida.

    · No dia do exame você não poderá usar desodorante, talco ou creme na região do tórax e axilas.

    · Como o teste será monitorado constantemente pelo eletrocardiograma e para que a qualidade dessa avaliação seja adequada, a pele onde serão colocados os eletrodos terá que ser preparada através de uma limpeza com gaze, álcool e uma lixa muito fina (em homens poderá ser necessária a retirada de pelos no local).

    · Não fazer exercícios físicos nas 24 horas que antecedem o exame.

    · Não ingerir álcool, café, chocolate ou bebidas energéticas que contenham cafeína nas 24 horas que antecedem o exame.

    · Não fumar por pelo menos 3 horas antes do exame.

    · Trazer roupas esportivas (inclusive top esportivo para mulheres) e tênis, além de produtos para higiene pessoal (toalhas de banho serão fornecidas pela clínica).

    · Fazer uma refeição leve cerca de 30 minutos antes do horário de seu exame.

    · Há necessidade de se preencher um questionário sobre medicações em uso antes do dia da realização do exame (que deverá ser enviado por fax ou e-mail), pois algumas medicações interferem os resultados do teste. Esse questionário será avaliado pelo médico que realizará seu exame e, caso haja necessidade de suspensão de alguma medicação para a realização do exame, seu médico assistente será contatado para que, em conjunto, analisem essa possibilidade.

    · Pedimos a gentileza de trazer o pedido médico e todos os exames cardiológicos realizados nos últimos dois anos.

    · Seu exame será entregue no local de sua escolha, até quatro dias úteis, salvo quando houver necessidade de uma avaliação mais ampla, que dependa de um conjunto de profissionais. As imagens de seu exame e o respectivo laudo estarão disponíveis em nosso site no mesmo prazo. Para acessá-los serão fornecidos número de usuário e senha pessoal no dia da realização dos mesmos.

    · Os resultados dos seus exames, disponibilizados na web, permitem que o seu médico tenha acesso às imagens e à análise diagnóstica a qualquer momento, auxiliando-o na condução de seu caso.

    OBS: As imagens disponibilizadas via internet só têm efeito para diagnóstico se forem avaliadas em monitor de alta definição ou documentadas em impressora dedicada de alta resolução.

  • ECOCARDIOGRAMA

    O QUE É?

    O ecocardiograma é um procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações e/ou lesões que possam ocorrer no coração e grandes vasos, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.

    É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais.

    Preparo e orientações:

    Este exame não necessita de preparo prévio.

    • Procure usar roupas confortáveis, preferencialmente de duas peças.

    • Caso tenha exames anteriores relacionados à região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precoces.

    • Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para falar com um dos médicos da equipe.
    Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento.

    • Seu exame será entregue no local de sua escolha, em até três dias úteis, salvo quando houver necessidade de uma avaliação mais ampla, que dependa de um conjunto de profissionais. As imagens de seu exame e o respectivo laudo estarão disponíveis em nosso site no mesmo prazo.

    Para acessá-los serão fornecidos número de usuário e senha pessoal no dia da realização dos mesmos.

    • Os resultados dos seus exames, disponibilizados na web, permitem que o seu médico tenha acesso às imagens e à análise diagnóstica a qualquer momento, auxiliando-o na condução de seu caso.

    OBS: As imagens disponibilizadas via internet só têm efeito para diagnóstico se forem avaliadas em monitor de alta definição ou documentadas em impressora dedicada de alta resolução.

  • DENSITOMETRIA PARA AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL

    O QUE É?

    O que o número em sua balança realmente significa? Pensando em sua saúde em geral, esse número pouco significa. A pergunta mais importante é: por quais componentes esse peso é determinado?

    Subir em uma balança nos mostra a combinação de tecidos que compõem nosso corpo. Esse peso pode flutuar ao longo do dia dependendo de nosso estado de hidratação, ou das roupas que estamos usando.

    Por outro lado, a composição corporal revela as proporções dos diversos tipos de tecido que compõe nosso corpo. A gordura corporal é composta da gordura essencial (mínimo necessário para as funções fisiológicas) e da não essencial (valores entre 10-22% para homens e 20-32% para mulheres, considerados saudáveis). Já a massa magra é composta pelos ossos, tecidos, órgãos e músculo.

    Uma composição corporal entre os valores recomendados sugere que você terá um risco reduzido de desenvolver doenças relacionadas à obesidade, como diabetes, pressão alta e até alguns tipos de câncer. Da mesma forma, valores abaixo dos mínimos recomendados afetarão o aporte de vitaminas para os diversos órgãos, seu sistema reprodutor, além de seu bem estar geral.
    E como determinar sua composição corporal?! Ela pode ser estimada por várias técnicas, desde as mais simples, como uma fita métrica ou um medidor de pregas cutâneas, o cálculo do Índice de Massa Corpórea, entre outros, até testes mais complexos e precisos, executados por profissionais experientes.

    A porcentagem de gordura avaliada pela Densitometria de Corpo Total – DEXA (Absortometria de RX de dupla energia) vem se consolidando como o exame mais preciso e reprodutível para determinação das massas magra, óssea e de gordura corporal.

    É um método rápido, não invasivo, com mínima emissão de raios-X, permitindo, além da análise evolutiva precisa de cada indivíduo, a avaliação dos vários segmentos do corpo, como tronco e abdomen, e os membros separadamente, tornando-se uma ferramenta importante na determinação dos riscos relacionados à obesidade (principalmente à relacionada ao acúmulo de gordura intrabdominal) e nas avaliações para programas de condicionamento físico.

    Por ser um método bastante reprodutível, as variações decorrentes das mudanças alimentares e de treinamentos nos programas de condicionamento físico podem ser avaliadas com bastante precisão, permitindo os ajustes necessários para adequação da porcentagem de gordura corporal e da porcentagem de massa magra desejadas.

    Além dos índices relacionados ao risco metabólico, é possível a avaliação da massa magra apendicular, ou quantidade de músculo nos membros, que diminui fisiologicamente ao longo da vida, mais acentuadamente a partir da 5ª década. Porém, quando essa perda é muito intensa (a chamada sarcopenia) pode afetar a qualidade de vida cotidiana do idoso. Uma perda de massa muscular implica em uma menor capacidade para a realização de tarefas do dia a dia, bem como uma menor capacidade de equilíbrio em terrenos acidentados (ruas com desníveis e buracos), causando uma tendência a quedas, o que explicaria a grande quantidade de fratura em idosos. Devemos aqui salientar que Sarcopenia e Osteoporose são alterações que costumam ocorrer conjuntamente.

    PREPARO E ORIENTAÇÕES

    Este exame não necessita de preparo prévio.

    • Até sete dias antes da data agendada para seu exame você não poderá ter realizado exame de Medicina Nuclear, e Radiografia e/ou Tomografia computadorizada com a administração de contraste via oral ou retal.

    • Você pode alimentar-se regularmente no dia do exame, evitando apenas o uso de suplementos de cálcio nas 24 horas prévias à realização do exame.

    • Aconselha-se a utilização de roupas leves e confortáveis, evitando-se acessórios que contenham metais, pois estes podem alterar os resultados do exame.

    • Caso tenha exames anteriores relacionados à região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precoces.

    • Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para falar com um dos médicos da equipe. Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento.

    • Seu exame será entregue no local de sua escolha, em até três dias úteis, salvo quando houver necessidade de uma avaliação mais ampla, que dependa de um conjunto de profissionais. As imagens de seu exame e o respectivo laudo estarão disponíveis em nosso site no mesmo prazo. Para acessá-los serão fornecidos número de usuário e senha pessoal no dia da realização dos mesmos.

    • Os resultados dos seus exames, disponibilizados na web, permitem que o seu médico tenha acesso às imagens e à análise diagnóstica a qualquer momento, auxiliando-o na condução de seu caso.

  • DENSITOMETRIA ÓSSEA DA COLUNA LOMBAR E FÊMURES

    O QUE É?

    A Densitometria Óssea é uma das mais avançadas tecnologias para avaliação e monitoramento de alterações na densidade mineral óssea (massa óssea).

    Este exame é rápido e preciso, totalmente não invasivo e com baixa emissão de raios-X, tanto para o paciente quanto para o técnico. Durante a realização do exame, o paciente permanece deitado em uma mesa acolchoada, enquanto o “braço” do aparelho, que contém o gerador de raios-X de um lado e o receptor de outro, percorre a área examinada, gerando as imagens em um monitor de computador.

    PREPARO E ORIENTAÇÕES

    Este exame não necessita de preparo prévio.

    • Até sete dias antes da data agendada para seu exame você não poderá ter realizado exame de Medicina Nuclear, e Radiografia e/ou Tomografia computadorizada com a administração de contraste via oral ou retal.

    •Você pode alimentar-se regularmente no dia do exame, evitando apenas o uso de suplementos de cálcio nas 24 horas prévias à realização do exame.

    •Aconselha-se a utilização de roupas leves e confortáveis, evitando-se acessórios que contenham metais, pois estes podem alterar os resultados do exame.

    •Caso tenha exames anteriores relacionados à região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precoces e evita, muitas vezes, a realização de incidências adicionais.

    •Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para falar com um dos médicos da equipe. Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento.

    •Seu exame será entregue no local de sua escolha, em até três dias úteis, salvo quando houver necessidade de uma avaliação mais ampla, que dependa de um conjunto de profissionais. As imagens de seu exame e o respectivo laudo estarão disponíveis em nosso site no mesmo prazo. Para acessá-los serão fornecidos número de usuário e senha pessoal no dia da realização dos mesmos.

    •Os resultados dos seus exames, disponibilizados na web, permitem que o seu médico tenha acesso às imagens e à análise diagnóstica a qualquer momento, auxiliando-o na condução de seu caso.

    OBS: As imagens disponibilizadas via internet só têm efeito para diagnóstico se forem avaliadas em monitor de alta definição ou documentadas em impressora dedicada de alta resolução.

  • AVALIAÇÃO POSTURAL

    O QUE É?

    Uma boa postura é aquela que melhor ajusta nosso sistema musculoesquelético, equilibrando e distribuindo todo o esforço de nossas atividades diárias, favorecendo uma menor sobrecarga no sistema.

    A avaliação postural tem como objetivo mensurar os desequilíbrios e adequar a melhor postura para cada indivíduo, possibilitando a reestruturação completa de nossas cadeias musculares e seus posicionamentos no movimento e na estática.

    Para a realização desse exame são realizadas fotografias de corpo inteiro, com adesivos coloridos colocados sobre locais determinados do corpo. Essas fotografias serão analisadas posteriormente por um software dedicado. A avaliação dura cerca de 50 minutos.

    PREPARO E ORIENTAÇÕES

    A Avaliação Postural não necessita de preparo prévio.

    • Mulheres deverão trazer shorts curto e top e homens deverão trazer sunga.

    • Caso tenha exames anteriores relacionados, pedimos a gentileza de trazê- los.

    • Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para falar com um dos médicos da equipe. Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento.

    OBS: As imagens disponibilizadas via internet só têm efeito para diagnóstico se forem avaliadas em monitor de alta definição ou documentadas em impressora dedicada de alta resolução.

  • AVALIAÇÃO DE FORÇA E FLEXIBILIDADE

    O QUE É?

    A avaliação da produção de força muscular é uma importante consideração clínica para atletas e esportistas. Quando realizada pode avaliar potencial risco de lesões e orientar um programa de treinamento e monitoramento de evolução de desempenho de distintos grupos articulares dos esportistas.

    Pode também auxiliar na avaliação e orientação de indivíduos que possam ter uma enfermidade neurológica ou musculoesquelética. Assim como na monitorização do tratamento e seu seguimento.

    A dinamometria manual e em um teste objetivo que avalia quantitativamente o pico de força de um determinado grupo muscular em concomitância com a avaliação pre´via da circunferência desse membro (perimetria) e a amplitude de movimento da respectiva articulação (goniometria). O teste é realizado pelo examinador qualificado com o auxílio do aparelho portátil chamado dinamômetro.

    A avaliação gera dados objetivos e validados a serem avaliados pela equipe médica e fisioterapêutica que nos permitem direcionar um programa de treinamento e/ou reabilitação além de possibilitar o monitoramento objetivamente e quantitativamented as variações ao longo do tempo.

    PREPARO E ORIENTAÇÕES

    • Não fazer exercícios físicos nas 24 horas que antecedem o exame.

    • Fazer uma refeição leve cerca de 30 minutos antes do horário de seu exame.

    • Mulheres deverão trazer shorts curto e top e homens deverão trazer shorts curto.

    • Caso tenha exames anteriores relacionados, pedimos a gentileza de trazê-los.

    • Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para solicitar melhor esclarecimento junto à equipe de fisioterapeutas e equipe médica.

    • Os resultados dos seus exames poderão ser disponibilizados na web, e permitem que você e seu médico tenha acesso dos resultados e à análise diagnóstica a qualquer momento, auxiliando-o na condução de seu caso.

    OBS: As imagens disponibilizadas via internet só têm efeito para diagnóstico se forem avaliadas em monitor de alta definição ou documentadas em impressora dedicada de alta resolução.

  • EXAMES LABORATORIAIS

    A Go Saúde e Perfomance, com o objetivo de consolidar cada vez mais os princípios e os valores que norteiam a sua estratégia de ação, estabeleceu parcerias com o setor de análises clínicas do Fleury Medicina e Saúde e Laboratório Ferman, as mais respeitadas empresas da área médica do País.

    A parceria entre as empresas define que a coleta do material será realizada pela Go, e a responsabilidade técnica da análise clínica ficará a cargo do Fleury ou do Laboratório Ferman, de acordo com sua escolha.

    Com essa iniciativa, os pacientes da Go poderão contar com a facilidade de realizar toda sua avaliação física em um mesmo lugar, agendados segundo a sua conveniência, sempre aliada ao conforto e ao pronto atendimento nos serviços prestados, segundo os mais altos níveis de tecnologia e qualidade.

    OBS: As imagens disponibilizadas via internet só têm efeito para diagnóstico se forem avaliadas em monitor de alta definição ou documentadas em impressora dedicada de alta resolução.