CADA VEZ MAIS PESSOAS ESTÃO BUSCANDO A PRATICA ESPORTIVA COMPETITIVA.


PORÉM, A PRIORIDADE É A SAÚDE E SEGURANÇA DO ATLETA.

PRÉ-PARTICIPAÇÃO

A cada dia, mais e mais pessoas estão se engajando na prática esportiva de forma competitiva. Essa escolha traz benefícios insuperáveis em todos os aspectos do desenvolvimento do indivíduo, desde a infância até a vida adulta.

No entanto, a saúde e segurança do atleta devem ser uma prioridade para que seus objetivos sejam atingidos. A avaliação pré-participação é uma oportunidade para rastrear o atleta para condições que possam predispô-lo a lesões ou morte súbita.


AVALIAÇÕES


Em qualquer momento, entre em contato para esclarecer suas dúvidas ou agendar sua avaliação, através do telefone (11) 3052.0602 ou do atendimento via web.

As avaliações devem ser esporte e faixa etária específicas, mas, independente da idade, os objetivos comuns a todas elas são:

– Determinar a saúde do atleta em geral;
– Identificar condições clínicas que possam prejudicar o desempenho, predispor a lesões ou restringir a participação em esportes;
– Triagem para a morte súbita;
– Avaliar e aconselhar sobre comportamentos prejudiciais à saúde e eventuais modificações na forma do treinamento que possam ser necessárias após as avaliações;
– Procurar levar o atleta para o mais alto nível de performance, utilizando os dados obtidos na avaliação como ponto de partida para colaborar na organização e otimização de seus treinamentos;

As avaliações são desenhadas para cada grupo ou indivíduo e idealmente devem acontecer entre 6 e 8 semanas antes do início das temporadas, caso exames extras sejam necessários para finalizar o diagnóstico e liberar a participação do atleta. As avaliações podem ser realizadas para grupos de atletas ou individualmente. Elas se iniciam com o preenchimento de um questionário médico detalhado, com informações pessoais e familiares, hábitos alimentares e de treino.

Segue-se uma consulta com o médico fisiologista do esporte, que irá completar a anamnese e realizar um exame físico detalhado, que inclui a avaliação postural e de outros parâmetros importantes, como alongamento, avaliação de pregas cutâneas, entre outros. Nesse momento também será realizado um eletrocardiograma. Todos esses dados serão posteriormente compilados e analisados gerando um relatório completo do estado de saúde atual do atleta.

Estando apto, o atleta receberá, não só o seu relatório, como o atestado médico liberando para a prática esportiva. Todas as informações poderão ser compartilhadas com a equipe técnica que assiste o atleta ou o grupo, para que as programações de treinamento sejam customizadas/adaptadas para cada indivíduo, possibilitando o alcance de seu mais alto nível de performance. Havendo necessidade, o atleta poderá ser encaminhado para avaliações adicionais de outras especialidades médicas.